sábado, 9 de maio de 2015

É muito bom ser surpreendida

Em Educação de Infância a Formação Pessoal e Social é uma área transversal... Eu prefiro dizer que é aí, no ser e estar com os outros, que o mais importante se constrói em Educação de Infância.

O trabalho a pares é algo que proponho, habitualmente, com intenção de levar as crianças a perceber o outro diferente de si e a respeitá-lo.  No início do ano, as escolhas dos pares são mais orientadas, como forma de integração e até estimulação de algumas crianças. Depois tornam-se livres e costuma acontecer o agrupamento por amizades, idade, interesses, género, etc.
Desta vez os Macaquitos, numa atividade de avaliação da visita à Quinta da Conraria, surpreenderam-me e, a grande maioria, agrupou-se seguindo a estratégia de ajuda de mais velhos a mais novos, de forma espontânea!
Foi dada uma folha A3 e sugerido que desenhassem o que mais gostaram na visita. Teriam que discutir o que desenhar e desenhar ambos.
Normalmente, quando fazemos um pedido destes, as crianças acabam por reservar uma parte da folha para cada uma, ou seja, fazem dois desenhos na mesma folha. Qual não foi o meu espanto quando vi a discussão e o acordo acontecerem. Como resultado surgiram, na mesma folha, desenhos perfeitamente integrados!
Foi bom ser surpreendida Macaquitos, foi muito bom perceber que pequenos e grandes já sabem reconhecer o outro.
Os 3 desenhos que aqui ficam foram os escolhidos pelo grupo, por votação,  para apresentar no blogue.
Simone, 4 anos
Gabriela, 3 anos
Duarte, 6 anos
Bruno, 5 anos 
Guilherme, 5 anos
Tiago, 3 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário