terça-feira, 16 de setembro de 2014

Estamos todos bem

Ontem foi um dia muito difícil, não havia braços para tanta necessidade de atenuar a incompreensão de ser largado ali. Eram 10 meninos novos com vontade de mexer em tudo e sem saber quem eleger como confiável e cuidador. Eram as saudades que apertavam no momento em que os cuidados eram precisos...
Eram 8 meninos que já conheciam a sala e a educadora, mas não percebiam porque nada parecia ser como dantes. Muitos amigos não estavam lá, não houve espaço para conversar calmamente, nem sequer para contar as novidades de férias, ou fazer graçolas, não houve mapa de presenças, os cabides tiveram de ser reorganizados e subitamente a Ofélia começou a chamar os meninos que em julho eram "pequenos" de "maiores"!
Hoje tudo correu muito melhor, os meninos novos já sabiam o nome da Ofélia e da Sara, já saíram da sala sozinhos para ir à casa de banho e voltaram sem problemas, muitos quiseram experimentar pinturas e deslumbraram-se com a tinta a escorrer, sentaram-se para fazer um jogo com a Ofélia e aprender uma canção e acabaram o dia bem dispostos. Houve muitos sorrisos ao longo do dia!
Os meninos "maiores" empenharam-se em ajudar os mais pequenos, entusiasmaram-se com a ideia de identificar os cacifos de uma forma diferente (depois contamos), sentiram-se importantes por poderem fazer as tintas sozinhos e gostaram da atenção da Ofélia nas brincadeiras. Acabaram o dia mais confiantes, mas ainda com uma pontinha de "ciúmes" daqueles "pequenitotes".
Amanhã alguns "pequenitotes" começarão a fixar o nome de outros meninos e os "maiores" perceberão melhor que afinal tudo continua como dantes, a Ofélia está lá para os ouvir e entusiasmar com coisas giras.
Até amanhã!

2 comentários: