sábado, 3 de maio de 2014

Uma espécie de concurso

"Acha que o meu filho está preparado para a escola?". "Ele(a) tem andado a fazer uns livrinhos com letras, lá em casa, que lhe comprei..."
Frases que vão aflorando na boca de pais preocupados com o sucesso dos seus filhos. Preocupações legítimas... Porém, essa tal "preparação" não é mais que o desenvolvimento de todas as competências de uma criança e vai muito para além do desenho de letras, ou reconhecimento de números.
Estar preparado para a escola exige, entre muitas outras coisas, ser capaz de permanecer em tarefa, focado, para atingir um objetivo. Ontem fizemos uma atividade que visava sobretudo desenvolver essa capacidade. Uma atividade lúdica que exigiu aos Batatinhas 20 minutos de intensa concentração.
A Ofélia espalhou puzzles pela sala, adequados às capacidades individuais e distribuiu-os pelos meninos. Alguns puzzles eram complicados e exigiam trabalho colaborativo, por isso, alguns meninos trabalharam a pares. Depois foi só estabelecer o tempo limite e dar a partida.
À medida que terminavam os meninos tinham a tentação de ir ajudar o colega do lado, mostrando que nesta espécie de concurso todos competiram consigo próprios, mas ninguém competiu com o colega. Terminado o tempo, todos ficaram um pouco tristes porque 3 meninos não conseguiram acabar, mas alguém disse de imediato que "para a próxima acabamos todos!" É muito bom quando vemos as crianças e esforçar-se para se superarem individualmente, a cooperar e, simultaneamente, a funcionar como um grupo.

3 comentários:

  1. Como dizes, "ser capaz de permanecer em tarefa, focado, para atingir um objetivo" é mesmo o que penso ser o mais básico para poder transitar. Entre outras coisas, claro. Por acso eu costumo marcar tempos para se manterem sobretudo na tarefa e atingir o objetivo, mas nunca o fiz como um jogo ... é giro :)

    beijinhos,
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da ideia e ainda mais da ajuda entre colegas! Realmente o mais importante é aprendido no jardim-de-infância!
    Bjs Bela Filoemna

    ResponderEliminar