quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ciência: a coca-cola

Em educação pré-escolar as propostas de atividades experimentais (como todas, ou quase todas as outras) devem surgir contextualizadas, isto é, partir de situações que levem as crianças a questionar-se e a fazer juízos prévios sobre os fenómenos.
A situação surgiu quando um menino levou coca-cola para festa de anos.
- Será que a coca-cola é saudável, faz bem? - perguntou a Ofélia.
-Sim!- responderam muitos.
Assim surgiu (naquele momento)a experiência com moedas.




-A coca-cola lava a barriga!-disse um menino.
-E nós devemos beber coisas que servem para lavar? - perguntou a Ofélia.
Observaram-se muitos pontos de interrogação nas caras dos meninos...
-Não!- respondeu o coro ao fim de algum tempo.
-Mas eu só bebo às vezes!- disse o Afonso.
-Pois, só às vezes, parece-me bem- concluiu a Ofélia.

Sem comentários:

Enviar um comentário