No 1º período os Batatinhas aprenderam a organizar o portefólio em secções, a escolher os trabalhos mais importantes para cada secção, a analisar e julgar o que fizeram (avaliar). Neste período pretende-se que este processo cresça em autonomia. Esta semana separámos os trabalhos e os meninos contaram-nos. Alguns meninos constataram que só têm os trabalhos que a Ofélia propõe (obrigatórios), alguns não fizeram nenhuma pintura em 2014! Concluiu-se que esses meninos precisam escolher, de vez em quando, fazer atividades gráficas e de expressão plástica. Assim se vai construindo a ideia de aprendizagem em contexto escolar. Como diz a Ofélia brincar com brinquedos é muito bom, faz muito bem aos meninos, mas há outras coisas muito importantes. E giras!
Claro que há e vão, certamente, descobri-las.
ResponderEliminarGostei muito de conhecer como fazem com os vossos portefólios...
Sabem, lá pela Sala Fixe fazemos esse processo semanalmente, por isso é mais fácil verificar quem "não tem tudo em ordem" como eles dizem ;-)
E é bom encontrar quem fala a nossa língua!
Na semana passada estivemos a fazer também a nossa organização dos trabalhos, em que cada um pode ver e analisar tudo o que já tinha feito. Houve situações engraçadas, pois esta actividade permitiu recordar todos os temas já vividos individualmente e em grupo. Houve realmente alguns dos meninos que perceberam que tinham apenas os chamados "trabalhos obrigatórios" mas houve outros que perceberam e até se riram dos trabalhos de escolha livre, que eram "aos montes". Rimos das fotografias colocadas em alguns dos registos e percebemos que temos poucos momentos dedicados á pintura livre... e que também fazem falta;). Estamos longe de alcançar o verdadeiro portefólio, mas o pouco que fazemos, neste sentido, já nos diverte muito;)
ResponderEliminar